Legião Urbana Uma Outra Estação
Bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet

eXTReMe Tracker
 

Espetáculo homenageia Renato Russo

Com roteiro e direção de Paulo Faria, 'Um Certo Faroeste Caboclo' estréia em São Paulo

(O Estado de São Paulo - 19/01/1998)

(Por Tom Cardoso)

 

A canção Faroeste Cabloco, um dos maiores clássicos do Legião Urbana, foi a principal fonte de inspiração para o espetáculo musical Um Certo Faroeste Cabloco, que estréia hoje, às 21 horas, no Centro Cultural Elenko (Rua Cardeal Arcoverde, 2.978, 870-2153). Com roteiro e direção de Paulo Faria, a peça é uma homenagem a Renato Russo, morto o ano passado, e autor da música em 1979.

"Eu sou um grande fã dele, passei a minha juventude ouvindo músicas do Legião e sempre achei que Faroeste Cabloco daria um ótimo roteiro para o teatro", afirma Faria. "E, além de tudo, essa canção é superatual, aborda temas como drogas, política e a luta dos sem-terra."

Para contar a história de João de Santo Cristo (personagem principal, vivido pelo ator Beto Magnani), Faria fez questão de ser fiel ao 159 versos da letra. "A única alteração que eu fiz para o roteiro foi incluir um novo personagem, o Pedro (Fausto Maule), que na peça é o melhor amigo de João."

A direção musical é de Maurício Pereira, ex-Mulheres Negras, que lidera a banda Páprika, responsável pela parte musical da montagem. Todas as músicas, escritas por Eliseu Paranhos, foram compostas especialmente para o espetáculo. "Ele procurou compor uma levada bem parecida com a do Legião, para o público identificar-se ainda mais", conta o diretor. "Também procurei pôr citações das músicas da banda na fala dos personagens."

O espetáculo conta a história de João, que, após perder o pai em conflito dos sem-terra em Conceição do Araguaia, no Pará, viaja para Brasília, onde pretende fazer carreira como roqueiro. Mas nada dá certo e ele acaba virando traficante. No fim, acaba sendo assassinado, ao lado da amante Maria Lúcia (interpretada por Lúcia Romano), pelo também traficante Jeremias (Eliseu Paranhos).

Faria, que atuou como assistente do filme Foolish Heart, de Hector Babenco, também utilizou um telão na peça, em que são projetadas imagens do Brasil e momentos marcantes da vida de João e Maria Lúcia. "A linguagem do telão é mais próxima da do cinema e os jovens têm muito mais afinidade com as telas do que com o teatro."

A peça Um Certo Faroeste Cabloco está em cartaz todas as segundas e terças-feiras, às 21 horas, e quartas e quintas, às 16 horas. O ingresso custa R$ 15,00.

 

Política de Privacidade

Skooter 1998 - 2008