Legião Urbana Uma Outra Estação
Bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet

eXTReMe Tracker
 

Ex-Legião Urbana lidera banda Tantra

(Folha de São Paulo - 03/12/1996)

(Por Cristina Grillo)

 

Um intervalo numa turnê de lançamento do disco "V", da Legião Urbana, foi a brecha que o guitarrista Fred Nascimento, 39, esperava para cuidar de sua vida e criar sua banda.

O grupo Tantra formado por Fred (guitarra e vocais), Gian Fabra (baixo) e Marcelo Wig (bateria e percussão), surgiu assim.

"Quando se toca com grandes artistas, como eu e Gian tocávamos com a Legião, acontecem coisas engraçadas. Você fica sem trabalho nos intervalos das turnês e ninguém o chama, achando que você custa caro", diz o guitarrista.

Sem trabalho, os três aproveitaram o tempo livre e surgiu o que Fred chama de "power trio". O som é forte, com influências do rock progressivo dos anos 70.

"Ouvimos muito Yes, Led Zepellin, Pink Floyd, mas também há um toque de Oasis e Nirvana", explica Fred.

"Eles Não Eram Nada", CD de estréia do Tantra lançado pela gravadora MCA e produzido por Liminha, mostra claramente essas influências.

"Túnel do Tempo", por exemplo, é puro Led Zepellin até um pouco propositalmente: o produtor Liminha usou uma caixa Leslie, cujo alto-falante gira em duas velocidades e cria um efeito parecido com o de "No Quarter", clássico do Led.

"Corvos Sobre o Campo" música que está sendo trabalhada nas rádios tem um toque de Nirvana.

A inspiração para a música, uma parceria de Fred e Gian, surgiu a partir de um texto sobre a obra de Van Gogh. "Céu azul, campo amarelo. Corvos avançam em nossa direção", dizia um trecho. "Van Gogh é tão rock'n'roll. Une a violência à doçura", diz Fred.

Uma releitura de "Tropicália", de Caetano Veloso, com arranjo que destaca as guitarras, é outro destaque do CD. A versão já foi apresentada ao autor, que teria gostado do resultado.

"A Paula (Lavigne, mulher de Caetano) levou uma demo e mostrou a ele. Depois contou que ele aprovou. Imagine só! Fizemos um arranjo para uma música de Caetano e ele gostou", conta o guitarrista.

"Mordacchia" é uma espécie de homenagem que o grupo faz a Renato Russo, vocalista da Legião Urbana. Na última noite em que estiveram com Russo (em seu aniversário, em março), Fred e Gian ganharam presentes dele.

Para Fred, Russo deu um CD do grupo inglês Oasis. Para Gian Fabra, filho de italianos, um livro em italiano sobre o movimento punk, chamado "Mordacchia" (mordaça, em português). "Juntamos as duas coisas para homenagear Renato. 'Mordacchia' tem um toque de Oasis", explica Fred.

Apesar de o CD "Eles Não Eram Nada" já ter sido distribuído para as lojas, o Tantra ainda não tem shows programados. "Íamos tocar no Circo Voador (centro do Rio), mas o Cesar Maia resolveu fechar o lugar. Agora estamos sem palco", conta Fred.

 

Disco: Eles Não Eram Nada

Banda: Tantra

Lançamento: MCA

Quanto: R$ 18, em média

 

 

 

Política de Privacidade

Skooter 1998 - 2008