Legião Urbana Uma Outra Estação
Bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet

eXTReMe Tracker
 

A Sombra de Russo

Jornal "O Povo"

A Sombra de Russo
Data: 16/10/96 Tamanho: P
Editoria: Vida & Arte Página: 1B
Clichê: Primeiro
Autor: Luciano Almeida Filho
Observação: Continuação da matéria anterior

Tocar numa banda que tinha como integrante uma personalidade forte e carismática como Renato Russo, na Legião Urbana, não deve ser nada fácil. Todo mundo só queria saber do que Russo tinha a dizer, o que ele pensava sobre isso ou aquilo. Assim viveu Marcelo Bonfá nos últimos 12 anos, desde que ganhou notoriedade nacional como baterista da banda que colocou Brasília no mapa do rock brasileiro. Tanto Bonfá quanto Dado Villa-Lobos estavam sempre à sombra de Renato.

O próprio Russo não se sentia à vontade com a situação e fazia questão de dizer que a Legião não tinha um líder e tudo era resolvido em concenso pelos integrantes e salientava que eles também participavam do processo criativo. Marcelo Bonfá foi um dos muitos garotos que se interessaram pelo rock em meio ao tédio da capital federal em pleno final da ditadura militar. Foi fã do Aborto Elétrico e acabou sendo chamado por Renato Russo para integrar sua segunda banda, a Legião Urbana.

Mas se Marcelo Bonfá não era o centro das atenções da mídia na Legião, dividia com Dado o posto de sex-symbol da banda. Enquanto a maior parte dos fãs queria conhecer mais do intelecto privilegiado de Renato Russo, outra parte se interessava pelos dotes físicos de Bonfá - que chamou ainda mais atenção quando adotou o surf como hobby, longe dos ensaios, shows e crises da Legião. Músico sem grandes recursos, Bonfá era uma peça chave no estilo cristalizado pela banda - que nunca exigiu grandes virtuosismos de seus músicos. Batidas simples e seguras faziam a marca registrada de Bonfá na Legião, seja nos momentos lentos das baladas ou nas horas de pique nos rocks mais viscerais.

 

Política de Privacidade

Skooter 1998 - 2008