Legião Urbana Uma Outra Estação
Bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet
bullet

eXTReMe Tracker
 

Legião de um homem só

Por MARCELO FERLA

Jornal Zero Hora, 25 de Maio de 2000

Marcelo Bonfá está botando seu barco na rua, e quer velejar para além da Legião Urbana. Ex-baterista do trio do ícone Renato Russo, o carioca de 35 anos estréia em carreira solo com O Barco Além do Sol, nas lojas a partir de amanhã. O álbum lembra muito o trabalho da banda de Brasília e comprova o quanto Bonfá era vital no processo de composição da Legião Urbana.

- Todas as músicas da Legião foram feitas em bases de bateria - revela Bonfá, por telefone, do Rio. - A Legião é minha escola.

As 10 canções do CD foram desenvolvidas em casa, a partir de teclados, desde 1996. Em fevereiro de 1999, Carlos Trilha (responsável pelos álbuns solo de Renato Russo) assumiu a produção da obra, finalizada no Sterling Studio, em Nova York. Além de Trilha, Bonfá cercou-se de ex-legionários para trabalhar O Barco Além do Sol: o guitarrista Fred Nascimento e o baixista Gian Fabra (parceiro na feitura das letras), que tocavam nos shows ao vivo.

- O Gian entrou em sintonia comigo na hora - diz Bonfá, que não escrevia letras antes e acrescia às melodias que compunha frases em inglês e "bonfês."

Quando percebeu que não ia conseguir ser apenas um intérprete, Bonfá resolveu escrever algumas letras, com Gian, e encomendar outras para amigos (três delas entraram no disco, duas de Fernanda Takai e John, do Pato Fu, e uma de Fausto Fawcett).

- Pedi letras para várias pessoas e me decepcionei com o resultado, então concluí que era melhor minha bicicleta enferrujada do que uma moto envenenada - revela Bonfá, sem citar as decepções.

Fausto Fawcett é amigo de longa data de Bonfá, que é fã do Pato Fu e acreditava que Fernanda Takai pudesse dar a leveza que estava procurando no disco. A sonoridade de bandas inglesas como Prefab Sprout, The Verve e Manic Street Preachers são referenciais no processo. O resultado satisfez ao autor:

- Meu trabalho é um xodó. Fui tragado para dentro dele. Se eu fosse parar para pensar, eu estava muito bem em casa. O fato de Bonfá gravar um CD solo sob a sombra da Legião Urbana não deixa de ser audacioso. Aquariano típico, ele diz que costuma "sofrer por antecedência" mas quando tem um objetivo, consegue botar uma pedra em todas as outras coisas para alcançá-lo (uma das pedras, no caso, é a devoção ao trabalho da ex-banda).

Bonfá considera o álbum solo uma evolução, não acredita que ele pudesse ter sido gravado pela Legião e admite que tem um compromisso com os fãs da banda.

- Mas quem são eles? - indaga. - Talvez sejam todas as pessoas. Eu não consigo entender quem não gosta da Legião Urbana.

E não consegue assegurar se vai fazer shows do CD solo. Ainda está assimilando o desafio de sair detrás da bateria para a frente do palco e só vai tocar ao vivo se tiver certeza do bom resultado. Mas está confiante:

- Acho que vai ser bacana.

Being Legião

Se Marcelo Bonfá tentou singrar seu barco para outro lado, algum vento litorâneo o empurrou para os caminhos da Legião Urbana. Com som de banda, apesar de ser disco-de-um-homem-só, e letras que remetem a um Renato Russo mais light em versos como "o nosso rumo certo fica em outra direção" e "sempre precisei de tanto espaço pra ficar sozinho", O Barco Além do Sol é Legião Urbana com vocal frágil em canções típicas do rock inglês, entre a melancolia e a elegância (mais a melancolia). Seria um desatino considerar a obra mais um item de exploração comercial do pote de ouro Legião Urbana, mas é forçoso identificá-lo como um produto de reverência à "escola do autor".

O Bonfá solo soa como uma Legião mais etérea, com pitadas literárias de Renato Russo, com Fernanda e John do Pato Fu brincando de ser Legião em Ouro de Pó e De um Jeito ou de Outro, com guitarras boas e tímidas, com o autor fazendo seu tatibitáti na bateria, com uma letra ótima de Fauto Fawcett - "você sorria alegremente abandonada como uma pré-rafaelita num subúrbio de Van Gogh" -, com canções que revelam o quanto Bonfá era um componente vital no processo da Legião, o que já lhe valeria a exposição.

O Barco Além do Sol é um álbum íntegro com 10 canções (é da Trama e custa R$ 21), que tende a ser recebido como se fosse mais um disco da Legião. E não deixa de ser. Até porque, letras, atitude e devoção à parte, musicalmente a banda nunca foi nenhuma maravilha.

 

Política de Privacidade

Skooter 1998 - 2008